Eu costumo dizer para as minhas alunas que qualquer recipiente pode virar um mini jardim desde que alguns cuidados sejam tomados, como a escolha correta das plantas para o ambiente e regas de acordo com o recipiente.
Dessa vez escolhi usar uma telha de cerâmica comum com um rechaud como suporte que acabou se transformando em um centro de mesa!
Como o tipo de rechaud que escolhi não é indicado para ficar exposto ao sol e chuva, o mini jardim ficará em uma varanda coberta e super iluminada. Mesmo assim escolhi suculentas e cactos que se adaptam em ambientes internos.
Materiais necessários:
1. Telha de cerâmica, fiz uma abertura em uma ponta para escorrer o excesso de água. Poderia ser um furo embaixo, ou regar como um terrário aberto que não tem drenagem.
2. Argila Expandida, para fazer uma pequena camada de drenagem.
3. Substrato pronto para plantas ornamentais (a base de turfa e casca de pinus moída) ou substrato para suculentas. O importante é ser um substrato (terra) soltinho onde a água passe com facilidade. O bom dos substratos prontos é que são práticos e de qualidade, assim as plantas encontram os nutrientes necessários para crescerem.
4. Pedriscos e pedras para decorar, neste mini jardim utilizei cores neutras. Se você for usar pedriscos coloridos certifique-se que a tinta é atóxica ou são próprios para paisagismo.
Dica extra
Regue o mini jardim somente quando o solo já estiver seco, se o recipiente tiver furo embaixo você pode regar até escorrer um pouco de água pelo fundo. Se for um vidro ou cachepot sem drenagem regue com cuidado para não acumular muita água no fundo.
Espécies de Suculentas e Cactos utilizadas:
2. Acanthocereus tetragonus
3. Mammillaria vetula gracilis
4. Mammillaria elongata
7. Euphorbia lactea 'Cristata'
Confira no vídeo abaixo o passo a passo completo
com a identificação das espécies.
Créditos das Imagens: Terrários & Suculentas
Comments