top of page

Como Regar Terrários de Suculentas


As suculentas e os cactos armazenam água em suas folhas, caules e raízes. Como são plantas de locais áridos onde a chuva é escassa, quando encontram água absorvem o quanto podem, costumo brincar que elas não sabem a hora de parar de beber água! Então podem apodrecer pelo excesso. Por isso é necessário um intervalo entre as regas.


Como os terrários abertos de suculentas e cactos são feitos em vidros, eles não possuem um furo embaixo para drenar o excesso de água. Então é necessário regar com cuidado para o terrário não virar uma "piscina".


1. Ferramenta

Utilize uma seringa de plástico para regar perto da base das suculentas. Assim é possível regar com cuidado sem cair muita água de uma vez. Existem seringas dos mais variados tamanhos. Os borrifadores não são indicados porque a maioria das suculentas não absorvem água pelas folhas.


2. Quantidade

Não existe um volume certo de água, vai depender do número de suculentas no terrário. Você pode regar até a camada de substrato (terra) começar a escurecer por conta da umidade, assim é certeza que a água alcançou as raízes.

4. Freqüência

A freqüência dependerá da umidade do ar cidade em que você vive. Uma cidade de clima quente e seco provavelmente irá precisar de mais regas do que uma cidade úmida, pois a terra secará mais rápido.


A dica principal é: só regue o seu terrário quando o substrato já estiver totalmente seco. Secou totalmente pode regar novamente.


Podemos sempre testar com o dedo para conferir se a terra já está seca, até mesmo usar um palitinho para verificar mais ao fundo, mas como os terrários são de vidro é fácil enxergar.


5. Considerações

Cuidado para não colocar muita água no terrário de forma que fique excesso ao fundo toda vez, algumas vezes tudo bem, o excesso ficará na primeira camada de pedrinhas até secar, mas se isso aconteceu provavelmente a terra ficou muito encharcada, e as plantinhas podem apodrecer.


Acesse nosso Instagram para conferir um vídeo nos Destaques: Como Regar um Terrário Aberto.

 

* Imagens: Terrários & Suculentas





bottom of page