Aloe aristata
Uma das minhas suculentas preferidas! É perfeita para quem ainda não tem muita prática com suculentas. Ela se adapta perfeitamente em ambientes internos bem iluminados mas sem a incidência de sol.
Essas aloes crescem em forma de roseta com folhas verde escuras com pontinhos brancos e macias. Se expostas ao sol no final da primavera e começo verão florescem, suas hastes florais são bem longas (até 50cm) e geram pequenas flores vermelhas nas pontas.
Apreciam um solo com boa drenagem, e podemos regar sempre que o solo já estiver seco. É necessário um intervalo entre as regas para evitar o apodrecimento das raízes. Para aloes em vasos regue até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e verifique se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.
Ela se propaga com muita facilidade, crescem brotos de suas raízes, e quando as mudas estão prontas para sobreviverem sozinhas é só separá-las. Para saber mais como fazer mudas das Aloes clique aqui.
Como ela se adapta super bem dentro de casa é perfeita para terrários abertos ou arranjos de suculentas.
Mudas maiores são ótimas para plantarmos em jardins, mas antes é necessário fazer uma adaptação com o sol. A exposição deve ser feita aos poucos.
Luminosidade: Bastante luminosidade natural, e algumas horas de sol por dia. (Mas também se adapta sem a incidência do sol)
Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou antes de regar novamente.
Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com adubo orgânico ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).
Propagação: Por brotos laterais
Família: Asphodelaceae
Gênero: Aristaloe
Nome científico: Aristaloe aristata
Fotos: Terrários & Suculentas