top of page

Tudo sobre Suculentas Variegadas


Haworthia cymbiformis 'Variegata'

 

Você já ficou se perguntando o motivo de aparecer ao lado do nome de algumas suculentas o termo Variegata? Ahh eu quando comecei a colecionar lá em 2016 me perguntava, e fui pesquisar para me aprimorar.


O termo Variegada (Variegata na classificação científica) é usado para classificar plantas que possuem folhas, caules e flores com zonas de cores diferentes, onde as folhas usualmente verdes podem apresentar partes amarelas e brancas, em consequência da falta de clorofila, que é o pigmento responsável por absorver luz para fornecer energia para a fotossíntese, e quando acontece a distribuição desigual da clorofila se forma essa variação de cores. Nas suculentas esse fenômeno é mais comum nas folhas. Pode aparecer na forma de manchas, listras e leves sombreados de tons de verde.


Por que ocorre?

A maneira mais comum de surgir uma planta variegada é por mutação genética, ou seja, um acidente da natureza.


Quando encontramos folhas verdes com partes roxas, vermelhas ou laranjas, na verdade essas cores são pigmentos adicionais como carotenóide ou antocianina, e esses tipos de plantas variegadas não são tão suscetíveis a queimaduras de sol.

Kalanchoe fedtschenkoi ‘Variegata’ 


Propagação

Essa característica pode ser propagada, mas é instável. Então se você quer manter essa coloração diferente, faça novas mudas a partir de folhas variegadas ou estacas.


Sedum makinoi 'Variegata'


Como cuidar de uma suculenta variegada?

A cor das folhas das suculentas podem se alterar de acordo com a luminosidade, quantidade de água fornecida, e temperatura do ambiente. Então é importante manter as condições ideais para cada espécie e assim manter a condição variegada.


Luminosidade

As suculentas variegadas tendem a ser mais sensíveis aos raios solares muito intensos, e podem acabar se queimando. A maioria das espécies variegadas precisa de algumas horas diárias de sol, mas evite o sol intenso, principalmente do verão. Com os raios intensos além de queimaduras elas podem acabar produzindo mais clorofila (ficando mais verdes) e perdem a forma variegada.


Água

Como todas as suculentas podemos regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso, e a próxima rega será somente quando o solo estiver totalmente seco, elas precisam deste intervalo entre as regas.


Temperatura

No Brasil não são comuns temperaturas muito baixas, mas no Sul do país no inverno temos as geadas, então vale dizer que a maioria das suculentas variegadas não tolera temperaturas muito baixas.


Orbea 'Variegata'

(Stapelia variegada)

 

















Se você é um colecionador de suculentas e cactos as variegadas são ótimas para deixar sua coleção ainda mais bela!





Comments


bottom of page