top of page

Aprenda os Sinais de Problemas das Suculentas e Cactos


As suculentas e os cactos são plantas resistentes! Mas quando cultivadas dentro de casa podem apresentar alguns probleminhas se não estiverem em um lugar com as condições ideais para a espécie.


Por isso aprenda a identificar qualquer problema no início para reverter a situação! Vamos lá!


Estiolamento

Esse processo acontece devido a falta de sol e luminosidade natural. Os cactos crescem com a extremidade afinada, e as suculentas também se espicham e ficam com as folhas espaçadas. Ambos perdem seu formato natural, mas com as suculentas é ainda mais perceptível. É irreversível quando acontece, o que podemos fazer é novas mudas dessa suculenta.


Aspecto Gelatinoso e Molenga

Cactos com a base molenga é sinal de apodrecimento por excesso de água! Confira nesse post como recuperá-lo. Suculentas com as folhas pesadas e molengas também são sinais de excesso de água, se você apertar levemente uma folha vai perceber como ela está cheia de água. Se a base da suculenta também estiver comprometida provavelmente as raízes estarão apodrecendo e será necessário cortar a parte ruim, faça o mesmo processo desse post dos cactos.


Cacto encolhendo

Sim, você leu corretamente! Se o seu mini cacto começou a encolher de tamanho provavelmente é por falta de água. Ele está tão desidratado que por dentro vai secar inteiro.


Suculentas com folhas retorcidas

É um sinal de desidratação, as folhas começam a se retorcerem para perder menos água e secam. As Echeverias quando fecham suas folhas para o centro da roseta, também é para evitar a perda de água.


Queimaduras

Normalmente são manchas brancas e quando mais severas ficam marrons. Ao comprar uma suculenta devemos fazer uma adaptação com o sol, para evitar queimaduras. Quando uma suculenta fica muito tempo em uma loja sem receber sol direto ela acaba se desacostumando. Por isso comece com o sol mais fraco da manhã ou final da tarde e aumente a exposição aos poucos. Queimaduras severas no centro da roseta podem matar a sua suculenta.


Suculentas e cactos que sofrem com excesso ou falta de água, e falta de luminosidade ficam mais propensos a ataques de pragas como cochonilhas.


Ao comprar uma suculenta certifique-se se é uma planta para sol pleno ou meia-sombra, e lembre-se que suculentas precisam de um intervalo entre as regas, o solo secou totalmente podem regar de novo.

*Fotos: Terrários & Suculentas

 

bottom of page