top of page

Mammillaria elongata


Dedo-de-dama

 

O Mammillaria elongata é um cacto de formato cilíndrico que pode atingir até 15cm de altura, com crescimento prostrado, ereto ou inclinado. Suas aréolas possuem formato de estrelas e os espinhos são dourados ou marrons. Com bastante luminosidade natural e algumas horas de sol diárias se propagam com facilidade, produzindo muitos brotos laterais que formam pequenas moitas.


É um cacto nativo da parte central do México. Quando ainda são muito pequenos é necessário cuidado com o sol intenso do verão para evitar queimaduras. Por se adaptar facilmente em ambientes internos, é um dos meus cactos preferidos para terrários abertos, mas dificilmente florescem dentro de casa sem sol. A floração acontece no final do inverno e começo da primavera.


 

Luminosidade: Pode ser cultivado desde meia-sombra até sol pleno. Em ambientes internos crescerá lentamente.


Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.


Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.


Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com fertilizante para cactos ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).


Propagação: Por brotos laterais ou sementes. Por brotos laterais é o método mais fácil.


Família: Cactaceae

Gênero: Mammillaria

Nome científico: Mammillaria enlongata

 

Imagens: Terrários & Suculentas

bottom of page