Por que Não se Deve Usar Musgos com Suculentas?


Crédito foto: Eric Prouzet - Unsplash

Você adora suculentas e começou a fazer arranjos e terrários? E quando você encontra nas lojas de jardinagem caixas verdinhas e fofinhas de musgos lindos, já imagina seus arranjos de suculentas com eles? Opa, vamos conversar!


Musgos

Existem mais de 10 mil espécies de musgos, pertencentes ao grupo de plantas briófitas.

Apreciam ambientes úmidos e sombreados para crescerem, como em rochas e árvores.

Crédito: Riley Crawford - Unsplash

Crédito foto: Artem Makarov - Unsplash


Suculentas

São plantas originárias de regiões áridas e semi-áridas, capazes de sobreviverem e se reproduzirem em longos períodos de falta de água. Isso graças a características evolutivas que as capacitou a armazenarem água em suas raízes, caules e folhas. E são plantas que apreciam o sol.


Crédito foto: Terrários & Suculentas

Crédito foto: Jocelyn Hsu - Unsplash


Os musgos e as suculentas são plantas com necessidades biológicas diferentes.


Enquanto os musgos precisam de umidade alta para sobreviverem, as suculentas podem morrer se não tiverem um intervalo entre as regas, pois enquanto existe água disponível no ambiente elas continuam absorvendo a água, e assim podem apodrecer se não tiverem esse intervalo.


Se usarmos no mesmo vaso suculentas e musgos, um deles sempre será prejudicado com o tempo. Os musgos após alguns dias ficam ressecados, perdem sua aparência verdinha e podem até mesmo morrer pela umidade baixa (pouca água), ou as suculentas podem apodrecer pela umidade alta (excesso de água). Não existe um equilíbrio para os dois no mesmo espaço.


Musgo com plantas tropicais (marantas)


As suculentas são indicadas para terrários abertos, e podemos combiná-las com cactos. Com regas quando o solo já estiver seco (necessitam desse intervalo).



Já os musgos são indicados para terrários fechados ou vasos com plantas tropicais que apreciem umidade alta e sombra.

Crédito: Katarzyna Modrzejewska - Pexels

Crédito: Katarzyna Modrzejewska - Pexels

Curso Definitivo de Terrários Abertos e Terrários Fechados | Online