Cacto Sianinha: como cuidar, características da sua flor e mais!


Crédito foto: Gordon K A Dickson via Flickr


Você conhece o cacto Sianinha?

Para transformar, trazer leveza e conforto para um ambiente, as plantas e flores são ótimas escolhas. Além disso, existem diversas espécies bem versáteis, resistentes e simples de serem mantidas, como o cacto Sianinha.


Com uma folhagem bela, exótica e em tonalidade verde intensa, o cacto Sianinha é uma espécie que se adapta muito bem em ambientes de sombra e não possui espinhos agressivos. Por isso, ela é ideal para quem busca plantas como ornamento dentro de casa, apartamento e escritório.


Além da beleza das folhas dessa planta, em época de floração, ela desenvolve flores muito perfumadas e que se abrem apenas em períodos noturnos. Para conhecer mais sobre essa curiosa espécie e como cuidar dela, confira o artigo abaixo.


Como cuidar do cacto Sianinha

O cacto Sianinha é uma espécie resistente, de fácil cultivo e rápido desenvolvimento. Assim, com alguns cuidados simples você conseguirá mantê-lo belo e sadio dentro de qualquer ambiente. Para tanto, veja a seguir mais detalhes e informações sobre como cuidar dessa planta exótica.

Crédito foto: ronbeckdesigns.tumblr.com


Como plantar o cacto Sianinha em vaso

Se você sabe como plantar cactos, não terá muitos problemas com o plantio do cacto Sianinha em vasos ou recipientes. Esse procedimento deve ser realizado quando a muda apresenta algumas raízes. Assim, o primeiro passo é colocar uma camada de drenagem no vaso, com: brita, seixo, caco de telha ou argila expandida. Em seguida, complete o vaso com solo de crescimento e coloque a muda.


Para a planta ter uma boa fixação no solo, lembre-se de apertar levemente a terra ao redor da muda de forma a firmá-la no local. Depois disso, mantenha a planta em uma área sombreada e com regas frequentes, de pelo menos uma vez por semana.


Como fazer mudas de cacto Sianinha

Para fazer mudas de cacto Sianinha, utilize uma faca bem afiada e corte uma folha próxima ao caule principal da planta ou um pedaço que foi podado. Para tanto, escolha uma parte que esteja com uma tonalidade bem viva e aspecto saudável para fazer as mudas, pois isso aumentará as chances dela se desenvolver.


Com a folha retirada, prepare o solo onde será colocada a planta e faça um pequeno buraco na terra. Em seguida, com a parte que foi cortada, direcione ela para o solo e aperte a área em torno do vegetal para que ele fique firme. Por fim, hidrate a região com água e espere por cerca de 20 dias para ocorrer o crescimento das raízes.


Luminosidade para o cacto Sianinha

O cacto Sianinha, diferente de outras espécies similares, não possui origem em regiões áridas ou semiáridas com sol pleno. Pelo contrário, ele se adaptou em troncos de árvores localizadas em florestas tropicais e subtropicais. Por conta disso, ele resiste com os raios solares filtrados pelas copas das árvores.


Devido ao ambiente em que o cacto Sianinha está acostumado, a iluminação para essa planta é em local com sombra ou meia sombra, recebendo luz solar indireta. Dessa forma, as regiões mais adequadas para essa espécie são: próximas a janelas, cantos e paredes, varandas ou debaixo de árvores.


recregarden.blogspot.com.ar2

Clima para o cacto Sianinha

Tendo em vista que o cacto Sianinha é oriundo de florestas com luz indireta de sol, clima tropical e subtropical, a temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 18 a 30 graus celsius. Além disso, ele não gosta de ambientes frios, com temperaturas negativas ou geadas.


Ao posicionar o cacto, evite deixá-lo em locais com muitas horas ou alta incidência de sol. Caso contrário, ele terá suas folhas queimadas ou solo extremamente seco, facilitando a entrada de pragas ou em casos extremos, a morte da planta. Por isso, escolha lugares com temperaturas amenas e em meia sombra.


Rega do cacto Sianinha

Esta espécie não gosta de ambientes úmidos e com excesso de água. Por isso, para manter seu cacto saudável, o ideal é realizar uma hidratação periódica com pouca frequência. Assim, regue apenas quando o solo já estiver seco.


Para garantir que a terra se mantenha arejada e com umidade adequada, é fundamental ter uma ótima drenagem no solo do cacto. Desse modo, mantenha sempre uma camada de escoamento de água, com brita, argila expandida ou algum produto similar no fundo dos vasos e recipientes.


Solo ideal para o cacto Sianinha

Por conta de sua pouca necessidade de iluminação direta e de regas, o solo é um fator muito importante para auxiliar no desenvolvimento e crescimento do cacto Sianinha. Além disso, com uma terra rica em nutrientes, será favorável para a planta produzir flores durante o período de floração.


A matéria orgânica deve ser bem fértil, com: húmus de minhoca, esterco animal (esterilizado e peneirado) ou adubo orgânico. Em complemento, é importante ter uma boa fonte de cálcio, fósforo e potássio, com o adubo NPK na proporção de 4-14-8. Caso deseje acrescentar mais nutrientes, você também poderá contar com pequenas quantidades de torta vegetal no solo.


Adubos e substratos para o cacto Sianinha

A adubação e o acréscimo de substratos são importantes para manter a folhagem do cacto Sianinha saudável. Além disso, os nutrientes irão auxiliar no processo de floração da planta, pois quando nutrida de forma adequada, o cacto sianinha responde rápido aos efeitos dos nutrientes.


Para fazer o adubo como forma de manutenção, faça uma reposição de nutrientes utilizando adubo mineral nas folhas. Caso o solo esteja com deficiência em micronutrientes, é importante acrescentar um adubo foliar completo, que contenha NPK com maior quantidade em fósforo. Você poderá encontrar esse fertilizante em lojas especializadas de jardinagem ou garden centers.


Manutenção do cacto Sianinha

De modo a manter um cacto sadio e com aparência bonita, é importante se atentar em posicionar a planta em um local com pouca umidade e em solo rico em nutrientes. No primeiro caso, faça regas controladas, uma vez por semana ou se necessário, com intervalos maiores, de forma a evitar que a terra fique encharcada.


Em relação aos nutrientes da terra onde o cacto Sianinha está imerso, ele deve ser mantido em solo fértil. Por isso, ao invés de colocar apenas terra e areia, busque adicionar de forma frequente húmus de minhoca, adubo orgânico ou esterco animal. Para potencializar isso, coloque materiais ricos em fósforo, seja por meio de NPK ou adubos similares.