top of page

Cacto orquídea aprenda a cuidar



Epiphyllum 'Pegasus' hybrid

 

Nesse verão o cacto orquídea está dando um show com suas flores!


É um cacto muito popular que floresce na primavera e verão. O nosso começou a florescer na primeira semana de janeiro. Por ser considerada uma planta epífeta, ou seja, originalmente vivia a meia-sombra sobre outras plantas, sem ser parasita, e protegida pelas copas das árvores. Mas o nosso cacto depois que mudamos para um local onde recebe sol de 4 a 6 horas diárias passou a se desenvolver melhor. Novos brotos apareceram e depois de alguns anos sem floração, esse ano ele reviveu, no ano passado também trocamos o substrato.


Suas flores podem ser rosas, amarelas e brancas, alcançam até 20cm de diâmetro e não duram mais do que 3 ou 4 dias.


Por ser epífeta aprecia umidade mais alta do que outras espécies de cactos, mas é muito comum surgirem pragas pelo excesso de água (passamos por isso algumas vezes!), então recomendo só regar quando a terra já estiver seca. Uma boa rega até escorrer água pelo fundo do vaso! E a próxima vez será quando o substrato já estiver seco.


Indicado plantar em vasos com boa drenagem e substrato de qualidade e textura leve. Um detalhe os caules nas fotos estão um pouco rosados (estressados) porque passamos alguns dias sem regar e fez muito calor.


 

Luminosidade: Pode ser cultivado desde meia-sombra ou locais com 4 a 6 horas de sol.


Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.


Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.


Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com fertilizante para cactos ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).


Propagação: Por brotos laterais ou estaquia.


Família: Cactaceae

Gênero: Epiphyllum

Nome científico: Epiphyllum hybrid

 

Fotos: Terrários & Suculentas

Kommentarer


bottom of page