top of page

10 Suculentas para Ambientes Internos

Atualizado: 20 de out. de 2020


Aloe aristata

 

Colecionar suculentas é viciante! Mas nem todo mundo tem uma varanda no apartamento, uma janela ensolarada, ou um jardim. Por isso quero indicar as suculentas mais indicadas para ambientes internos sem a incidência de sol direto.


Alguns pontos são importantes para ter suculentas dentro de casa sem sol:


1. Luminosidade Natural

É essencial o espaço ter uma janela com luz do dia, as suculentas como todas as plantas precisam da luz para sobreviverem (para a fotossíntese). Por isso lavabos sem janela não são indicados para plantas vivas. Porém existem algumas suculentas que não precisam de sol direto.

Haworthia fasciata


2. Suculentas da cor verde-escuro

As suculentas verde-escuro são as que se adaptam melhor sem a incidência de sol direto, muitas até se queimam com o sol intenso. As suculentas coloridas (roxas, laranjas, rosadas... precisam de no mínimo de 4 a 6 horas de sol diárias).

Haworthia


3. Suculentas de aspecto mais rígido

Para ambientes internos dê preferência para suculentas mais durinhas, suas folhas são mais rígidas do que as folhas gordinhas das Echeverias, por exemplo.

As Haworthias são as que se adaptam melhor dentro de casa.

Haworthia


4. Mini cactos

Todo cacto é uma suculenta (mas nem toda suculenta é um cacto, a característica mais fácil para diferenciá-los, é que todo cacto possui aréolas (protuberâncias) de onde saem espinhos, cerdas ou flores. E os mini cactos todos são plantas super versáteis! Se adaptam perfeitamente em espaços sem sol direto. Por isso são ótimas escolhas!











5. Euphorbias

As Euphorbias são muito parecidas com cactos, mas na verdade são classificadas como suculentas, elas não possuem aréolas. E se adaptam perfeitamente sem sol direto.


Euphorbia lactea 'Cristata'

Todos essas características são importantes ao escolher suculentas para espaços sem sol direto. Mas tenha em mente que sem sol elas crescerão bem lentamente, e dificilmente irão florir. Mesmo assim eu tenho todas acima e acho que são ótimas escolhas para quem tem uma rotina corrida e não pode regar as plantas todos os dias. As suculentas só precisam ser regadas quando a terra já está seca, precisam de um intervalo entre as regas.


Haworthia limifolia

Haworthia reinwardtii




*Fotos: Terrários & Suculentas

bottom of page