top of page

Opuntia microdasys



O Opuntia microdasys é um cacto muito popular e nativo do México, ele pode atingir até 60cm de altura. Suas hastes são verdes e com aspecto que lembram as orelhas do Mickey, por isso ele é popularmente conhecido como Cacto-Mickey, e possui muitas aréolas de onde saem micro-espinhos que ao menor toque se soltam, por isso sempre use luvas ou pinças para manuseá-los. Nessa espécie os micro-espinhos são amarelos.


É um cacto que se adapta dentro de casa, mas quando cultivado em áreas externas com bastante luminosidade e algumas horas de sol produz muitos brotos e cresce mais rápido. Nesse vídeo mostro como fazer mudas.


É importante só regar quando o solo já estiver seco assim evitamos que apareçam cochonilhas pelo excesso de umidade. Quando a terra já estiver seca pode regar.


Confira abaixo os cuidados:

 

Luminosidade: Bastante luminosidade natural, e algumas horas de sol.


Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.


Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.


Fertilização: Duas vezes na primavera e uma vez no verão, com adubo orgânico, fertilizante para cactos ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).


Propagação: Por estacas ou sementes.


Família: Cactaceae

Gênero: Opuntia

Nome científico: Opuntia microdasys


 


*Foto: Terrários & Suculentas

bottom of page