top of page

Mammillaria prolifera


Cacto-de-mamilo-texano

 

É um cacto de muito fácil cultivo, que se propaga com facilidade formando como se fossem moitas de até 40cm de diâmetro. São cactos globulosos ou até mesmo cilíndricos de até 6cm de altura. Possui muitas cerdas e espinhos amarelos ou brancos.


Como outros mini cactos pode ser cultivado em ambientes internos, mas se perceber que seus ápices estão crescendo afinados (estiolados) está faltando luminosidade e é indicado trocar para um local mais iluminado. Se ele receber algumas horas de sol diárias floresce com facilidade várias vezes ao ano, flores amarelas e produz muitos brotos laterais.


A medida que o vaso ficar completo com muitos brotos laterais podemos transplantar para um vaso um pouco maior, e assim surgem novas mudas.


É nativo do México.


Confira os cuidados abaixo:

 

Luminosidade: Pode ser cultivado desde meia-sombra até sol pleno.


Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.


Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.


Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com fertilizante para cactos ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).


Propagação: Por brotos laterais ou sementes. Por brotos laterais é o método mais fácil.


Família: Cactaceae

Gênero: Mammillaria

Nome científico: Mammillaria prolifera

 




Mammillaria prolifera com frutos


Esses frutos possuem sementes que podem ser plantadas. Quando o fruto se soltar ao menor toque é sinal que podemos abri-los delicadamente, deixar as sementes secarem e plantar.

 

*Fotos: Terrários & Suculentas

bottom of page