Jardins de Suculentas e Cactos que São Pura Inspiração


Crédito foto: Gardenista - Daniel Nolan

Minha paixão por suculentas e cactos não é segredo por aqui, meu jardim é repleto suculentas. Percebo que as pessoas ainda têm medo de plantar suculentas em canteiros por causa da chuva. Mas somos tão abençoados com tanto sol e temperaturas altas em quase todo o país que seria incrível encontrar mais jardins de suculentas por aí. Na Califórnia e na Austrália esse tipo de jardins é muito comum, faz parte do paisagismo local.


As vantagens são muitas, a manutenção é baixa, as regas e fertilizações não são tão frequentes e não exigem podas constantes. E quanto mais tempo o jardim tem mais lindo ele fica, porque brotam muitas mudinhas deixando os canteiros vistosos.


Separei algumas inspirações e dicas para vocês:


Solo com boa drenagem

É essencial um solo com boa drenagem para as suculentas não apodrecerem quando chover. Faça um buraco no local que deseja fazer o canteiro e encha de água, observe se a água escoa rápido e com facilidade. Se passar horas e a água ainda estiver lá é melhor trocar a terra. Use um substrato pronto para canteiros de textura leve e misture areia limpa, assim a água vai escorrer com facilidade. Ao fundo do canteiro preencha com cascalho ou argila expandida.

Unsplash - Annie Spratt


Mudas maiores

Se na sua cidade chove muito comece plantando mudas maiores, e evite as mini suculentas (essas podem apodrecer).


David Felix Landscape

portlandnursery.com


Faça um jardim parecer maior, com camadas

Acrescente espécies de diferentes tamanhos e assim com o contraste o jardim vai parecer maior. Agrupe as grandes em pontos focais e as pequenas na frente.


Exotic Nurseries

homestolove.com.au


Infinidade de texturas e cores

Se engana quem acha que um jardim de cactos e suculentas pode ser sem graça, pelo contrário. Existem inúmeras texturas, cores e formatos. E flores! Sim, a maioria das espécies floresce.


pacifichorticulture.org

Unsplash - David Sola


Majestosos e encantados

É essa sensação que os jardins com Euphorbias e cactos enormes me passam, como se eu estivesse andando em um caminho encantado.


Gardenista - Marion Brenner


Unsplash - Chris Chatham


Jardim em SP

Esse jardim reformei no ano passado, tem o antes e depois dele aqui.



Espero que tenham gostado das dicas e plantem mais suculentas nos jardins.

Unsplash - Rigel

Curso Definitivo de Terrários Abertos e Terrários Fechados | Online 2020

JUNTE-SE A NÓS

TERRÁRIOS & SUCULENTAS

COTIA - SP - BRASIL

CNPJ: 29.060.262/0001-23

aliceterrarios@gmail.com

​© COPYRIGHT TERRÁRIOS E SUCULENTAS 2016-2020