Jardim de Suculentas (Antes/Depois)



Passo a passo da transformação total de um jardim de ixoras

em um Jardim de Suculentas e Cactos!

O casal proprietário tem uma rotina super atribulada de trabalho, e não possuem muito tempo para se dedicarem como queriam ao jardim, eles amam suculentas e me acompanham no Terrários & Suculentas, então me chamaram para transformar o jardim em um pequeno oásis das suculentas. Não preciso nem dizer que amei o desafio, né?

Estava ansiosa pela visita técnica para descobrir o potencial do jardim! Confesso que adorei a ideia de uma transformação total! Mas mesmo assim quis ter certeza se conseguiríamos aproveitar alguma plantinha (mesmo eles não querendo aproveitar), as ixoras estavam plantadas há mais de 6 anos e não recebiam adubação há anos, aproveitamos algumas que ficaram para a mãe do cliente, mas eles estavam decididos, seria um Jardim de Suculentas!


Apresentei minhas ideias de suculentas que se adaptariam melhor ao espaço de acordo com a incidência do sol. E o cliente quis nos acompanhar até o Ceagesp - Feira de Flores para as compras, o que foi ótimo! Fui mostrando as suculentas e explicando, assim tive certeza que as escolhas estavam de acordo com o que eles queriam.


Para plantar suculentas e cactos diretamente no chão do jardim é importante escolher mudas maiores, fuja das mini suculentas para jardins, porque elas podem apodrecer. As mudas maiores possuem raízes bem formadas, assim são resistentes às chuvas.


O solo dos canteiros estava extremamente pobre e compacto, por isso optei por trocar a terra dos canteiros por um substrato novo para canteiros. As suculentas mesmo em jardins precisam de um solo com textura leve para a água da chuva escoar com facilidade. Ainda misturei areia (vendida em lojas de construção) para melhorar a drenagem.



Fizemos canteiros com 30 a 40cm de profundidade, e em alguns pontos alarguei os canteiros porque eram muito estreitos, usamos um aparador de grama para ela não crescer nos canteiros.


Começo sempre colocando as mudas na posição planejada para ver se vai funcionar mesmo, e primeiro planto as mudas maiores e depois as menores, tento formar grupos de suculentas da mesma espécie, o design do jardim fica mais harmônico com essas "pequenas famílias".


Usei pedras de rio para enfatizar o efeito deserto de suculentas que eles queriam, e pedriscos para arrematar.


No vídeo abaixo mostro o processo completo com mais curiosidades sobre o preparo do solo, lista das espécies de cactos e suculentas, curiosidades e dicas de cultivos das plantas escolhidas e cuidados com o jardim.


Espero que gostem! E vamos plantar suculentas nos jardins!!!





JUNTE-SE A NÓS

TERRÁRIOS & SUCULENTAS

COTIA - SP - BRASIL

CNPJ: 29.060.262/0001-23

aliceterrarios@gmail.com

​© COPYRIGHT TERRÁRIOS E SUCULENTAS 2016-2020