top of page

Haworthia retusa


Estrela-de-diamantes

 

A Haworthia retusa é uma suculenta que cresce em formato de estrela, bem próxima ao solo e pode atingir até 15cm de diâmetro. É comum formar grandes moitas com a quantidade de brotos laterais que produz. Suas folhas são triangulares, verdes translúcidas e bem gordinhas (podem atingir até 1cm de espessura) com marcas longitudinais. Produz flores pequenas e discretas.


Para essa suculenta produzir os brotos laterais é necessário bastante luminosidade natural com algumas horas de sol diárias, mas evite o sol intenso. É uma suculenta que se adapta em ambientes internos mas você vai notar que as folhas crescem mais magrinhas (um pouco estioladas) e é difícil crescerem mudinhas novas sem sol.


É nativa da África do Sul.


Confira os cuidados abaixo:

 

Luminosidade: Indicado meia-sombra. Evite sol intenso.

Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente. Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída. Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão com fertilizante para suculentas ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem). Se o substrato for novo (menos de 1,5 ano) não há necessidade de fertilizar. Propagação: Por brotos laterais é a maneira mais fácil, mas também é possível por sementes.

Família: Asphodelaceae Gênero: Haworthia Nome científico: Haworthia retusa

 

Acesse nosso Instagram para dicas diárias. *Fotos: Terrários & Suculentas

bottom of page