top of page

Guia completo sobre a Haworthia cuspidata: características, cuidados e curiosidades


Se você é um amante de plantas e procura uma suculenta charmosa e fácil de cuidar, a Haworthia cuspidata pode ser a escolha perfeita para você. Essa suculenta é originária da África do Sul e é conhecida por suas folhas verdes gordinhas, triangulares, translúcidas e pontiagudas que crescem em rosetas compactas que podem alcançar até 15cm de diâmetro. As pontas das folhas são "afiadas", o que dá à planta seu nome "cuspidata", que significa "pontiaguda" em latim.


Além de sua aparência única, a Haworthia cuspidata também produz flores delicadas que crescem em hastes finas. As flores são brancas e pequenas, mas podem ser bastante abundantes e durar várias semanas. Para florescer é essencial algumas horas de sol por dia, evite os raios intensos.


A Haworthia cuspidata é uma das cerca de 80 espécies de plantas do gênero Haworthia. O gênero Haworthia foi nomeado em homenagem ao botânico Adrian Hardy Haworth. Acredita-se que a var. cuspidata é uma híbrida entre a Haworthia retusa e a Haworthia cymbiformis.


É uma suculenta encantadora e fácil de cuidar, que pode trazer um toque especial para qualquer espaço, também é uma ótima opção para terrários abertos de suculentas e cactos.

 

Luminosidade: Indicado meia-sombra. Cuidado com o sol intenso, pois pode causar queimaduras.


Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.


Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída. O importante é ter uma textura leve.


Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com fertilizante para suculentas ou cactos.


Propagação: Multiplicação por brotos laterais.


Família: Asphodelaceae

Gênero: Haworthia

Nome científico: Haworthia cuspidata

 

Fotos: Terrários & Suculentas


bottom of page