top of page

Cultivo do Cacto Amendoim: Dicas e Cuidados Essenciais | Echinopsis chamaecereus


Cacto amendoim

 

O Echinopsis chamaecereus, conhecido popularmente como cacto amendoim, é uma espécie de cacto originária da Argentina. É uma planta que faz parte da família Cactaceae e possui um formato cilíndrico alongado, que lembram dedos, quando jovem cresce ereto e depois prostrado, formando colônias de até 30cm de diâmetro. Possuem espinhos curtos e finos.

Esse tipo de cacto é bastante popular em coleções de suculentas e cactos, pois é fácil de cuidar e se adapta bem a diferentes tipos de ambientes. Ele pode ser cultivado tanto em vasos quanto em jardins, desde que receba a quantidade correta de luz e água.

As flores surgem durante o verão, durante o dia e na cor vermelha. Ele se adapta em ambientes internos, mas se apresentar pontas afinadas é sinal de estiolamento por falta de luminosidade natural, e dificilmente irá florir sem algumas horas

diárias de sol. É indicado um solo bem drenado e de consistência leve. Regue apenas quando a terra estiver completamente seca, evitando que ela fique encharcada.


O cacto amendoim gosta de bastante luminosidade, mas evite a exposição prolongada durante as horas mais quentes do dia para ele não sofrer queimaduras.

Em resumo é uma planta encantadora e fácil de cuidar, que pode ser uma ótima opção para quem é novo com suculentas e cactos!

 

Luminosidade: Bastante luminosidade natural, indicado algumas horas diárias de sol diárias.


Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.


Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída. O importante é ter uma textura leve.


Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com fertilizante para suculentas ou cactos. Evite adubos muito nitrogenados para evitar que estiolem.


Propagação: Multiplicação por brotos laterais.


Família: Cactaceae

Gênero: Echinopsis

Nome científico: Echinopsis chamaecereus

 

Fotos: Terrários & Suculentas

Comments


bottom of page