top of page

Crassula ovata


Suculenta escultural e resistente

Popularmente conhecida como Planta-Jade

 

Essa suculenta é nativa da África do Sul e Moçambique, e é perfeita para quem é novo com as plantas! Super resistente e pode ser cultivada a meia-sombra, mas prefere sol pleno. Ela se adapta em ambientes internos bem iluminados, mas irá crescer muito lentamente, e é preciso bastante luminosidade para ela não estiolar.


A Crassula ovata é uma suculenta com galhos, que tem até o apelido de mini árvore por causa de sua aparência, suas folhas são verde escuro, carnudas e crescem alternadas, quando expostas a sol pleno as folhas ficam com as bordas avermelhadas.


Pode atingir até 2m de altura, mas isso levará décadas! Por ser uma planta resistente é comum ser passada de gerações para gerações. Eu tenho uma que já tem mais de 30 anos.


Depois de muitos anos elas florescem, mas para isso precisam de estações do ano bem definidas, por isso no Brasil é mais raro florescerem.

 

Luminosidade: Sol-pleno, mas se adapta a meia-sombra.


Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou antes de regar novamente.


Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.


Fertilização: Duas vezes na primavera e uma vez no verão, com adubo orgânico ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).


Propagação: Por estacas e folhas. Como ela produz muitos galhos, o mais fácil é por estaca.


Família: Crassulaceae

Gênero: Crassula

Nome científico: Crassula ovata


 

Foto & Vídeo: Terrários & Suculentas

bottom of page