Foi num dia de compras em um loja de jardinagem em dezembro que tive o prazer de conhecer a Nô Figueiredo, acompanho o trabalho dela há muito tempo, me apresentei, e ela foi super fofa! E combinamos de gravar um vídeo pra vocês! No dia 03 de janeiro saiu o vídeo de Hortinhas de Ervas!
Queria um assunto diferente dos abordados aqui no blog, minha paixão pelas plantas vai muito além das nossas suculentas amadas, e sou a favor de uma alimentação mais limpa, sem industrializados e agrotóxicos, então nossa sugestão para os novos jardineiros urbanos e amantes das suculentas é que passem para o nível 2 da jardinagem que são as hortas.
Pensando em quem tem pouco espaço fizemos as hortinhas em jardineiras de plástico.
Escolhemos orégano, salsinha, tomilho, e sálvia para as jardineiras. E para vasos sozinhos alecrim e manjericão, esses dois últimos crescem muito por isso é mais interessante plantá-los em vasos individuais.
Primeiro Passo:
Jardineiras de plástico, cerâmica ou cimento com furos para drenagem da água. As de plástico conservam a umidade por mais tempo.
Segundo Passo:
Argila expandida ao fundo
Terceiro Passo:
SOLO
1 Parte de Substrato Pronto para vasos ou Terra Vegetal
1 Parte de Húmus de Minhocas
1 Parte de Areia Comum (lavada ou nova de embalagens para construção)
Quarto Passo:
Faça os buracos para encaixar as mudas e cubra com a mistura do solo.
Deixe um espaço entre as mudas para elas crescerem e se desenvolverem.
Quinto Passo:
Não tenha dó de colher as ervas, quantos mais colhermos mais elas crescerão, escolha um galhinho e corte com uma tesoura afiada mais perto da base, ou quando dois galhos crescem em uma haste escolha um ramo ou os 2.
As ervas aromáticas deixam nossos pratos incríveis, o tomilho é super versátil, pode ser usado para preparar frangos e carnes, ou podemos fazer uma massa com um molho só de ervas: em uma assadeira coloque o orégano, a sálvia, manjericão e tomate cereja, deixe no forno convencional até os tomatinhos amolecerem, depois é só misturar com uma massa de sua preferência, o perfume na cozinha fica divino! Essas são só algumas ideias dos usos das ervas, não podemos esquecer que também podem virar chás.
Luminosidade: Necessário muito sol! Sem o sol as ervas não irão se desenvolver, no mínimo 6 horas diárias de sol.
Regas: As hortas precisam de regas frequentes, indicado pela manhã antes do sol intenso, e em dias quentes duas regas uma de manhã e outra ao final da tarde.
Fertilização: Podemos acrescentar húmus de minhoca a cada 45 dias nas jardineiras.
Acesse nosso Instagram @terrariosesuculentas para assistir ao vídeo completo com a Nô Figueiredo, onde fizemos as jardineiras passo a passo. IGTV - Hortinhas de Ervas
Commentaires