top of page

Ficus lyrata


Ficus-lira / Figueira-lira / Figueira-violino

Essa planta de folhagem escultural foi minha planta desejo por muito tempo!

O Ficus lyrata ganhou a fama nos últimos tempos entre os amantes de plantas para ambientes internos, e virou um representante do estilo Urban Jungle. Mas tenha em mente que com o tempo ele vai crescer! Na natureza em sol pleno ele pode atingir de 10 a 12m de altura!!! E não é indicado plantar perto de calçadas porque depois de alguns anos as raízes acabam estragando a calçada.

Enquanto jovem o Ficus possui uma copa densa e piramidal como na foto, e na maturidade ela se torna arredondada e densa, formando uma bela sombra. Possui folhas verdes, grandes e grossas, com veias bem marcadas.

Em ambientes internos é indicado colocá-lo perto de uma janela para ele receber o máximo de luminosidade natural! Dentro de casa ele irá crescer mais lentamente. Para mudas pequenas não é indicado sol intenso.

Quando eu comprei procurei um pequeno para dar tempo dele ir crescendo, coloquei perto de uma janela e rego uma vez por semana até escorrer água pelo fundo do vaso. No verão talvez tenha que regar mais de uma vez na semana. Mas deixo o substrato secar antes de regar de novo, para evitar que apareçam cochonilhas. Para o Ficus lyrata é importante esse intervalo entre as regas.

Por ser uma tendência os preços saltaram... andam salgados! Mas é só ficar de olho que aparecem algumas promoções, nesse paguei 75 reais em uma promoção de um Garden.

 

Nome científico: Ficus lyrata

Família: Moraceae

Nativo: África ocidental

Luminosidade: Sol pleno e meia-sombra (mudas pequenas somente sol da manhã)

Regas: É necessário um intervalo entre as regas (Regue até escorrer água pelo fundo do vaso e depois só regue quando o solo estiver seco)

Alimentação: Para substratos antigos fertilizar na primavera e verão com um adubo orgânico ou algum fertilizante de baixo nitrogênio.

Replantar: Quando as raízes começarem a sair pelo fundo do vaso

Propagação: Por estacas de galhos mais velhos. Mas é difícil! (Para jardineiros urbanos mais fácil comprar uma muda pequenina)

Tóxico para animais

 

*Fotos: Terrários & Suculentas

bottom of page