Arranjo de suculentas


Vamos montar um arranjo lindão de suculentas?

Vou deixar ao final do post o link para o vídeo onde ensino a fazer esse arranjo. :-)

Primeira coisa é escolher um recipiente, eu escolhi esse com pezinho porque achei que ia dar destaque no arranjo. Esse cachepot é de cimento.

Como o cachepot não tem furo embaixo eu fiz uma boa camada de pedrinhas ao fundo para o excesso de água não ficar em contato com a terra até secar.

Etapas:

1. Cascalho ou pedrinhas - Para a drenagem (o excesso da água ficará nas pedrinhas até secar)

2. Argila expandida - Também para a drenagem, se preferirem em vez de usar pedrinhas façam só com a argila expandida, como ela é leve é uma ótima escolha para quando precisarem movimentar o vaso.

3. Substrato para flores e folhagens (ou para plantas ornamentais) para o plantio. Podemos misturar o substrato com areia para melhorar a drenagem (assim o substrato vai secar mais rápido).

4. Suculentas!

Quando vocês forem escolher as plantas é importante considerar a luminosidade do local onde o vaso ficará. Como o meu vai receber o sol da manhã escolhi algumas da família das Echeverias. Essas precisam de algumas horas de sol e muuuuita luz natural.

Para a parte ao fundo do arranjo sempre gosto de colocar uma planta mais alta. Por isso escolhi a Rhipsalis cereuscula.


Uma Aloe aristata para acrescentar mais uma textura e outro tom de verde. Essa suculenta é super resistente, é uma das minhas preferidas.

Ela também é indicada para ambientes internos.

5. Pedras e pedriscos brancos para decorar. Vocês podem usar a cor que preferirem, eu gosto da branca para fazer um contraste com os tons de verde do arranjo. As pedrinhas são de aquário então nã