top of page

10 Trepadeiras Incríveis para o Seu Jardim


Crédito Foto: Jonas Wurster - Unsplash

 

Ao contrário de algumas plantas as trepadeiras nós queremos que cresçam! E muito! Ao plantar uma trepadeira adicionamos cor e textura ao jardim, elas trazem privacidade ao cobrirem uma cerca, escondem um muro sem graça, e levam charme e romantismo aos pergolados.


Muitas produzem flores perfumadas que dão um toque especial ao jardim, certifique-se de escolher uma perene para durar anos e de acordo com a luminosidade do seu espaço.


Seguem algumas que são ótimas escolhas:


1. Primavera (Bougainvillea spectabilis)

Nativa do Brasil, essa trepadeira é muito popular. Pode atingir até 10m de altura, seu caule é mais fino que da Boungainvillea glabra e mais espinhento, também produz cachos maiores de flores brancas, rosas, amarelas, alaranjadas e vermelhas. Necessita podas periódicas e retirada dos galhos secos para favorecer a floração. Indicado sol pleno.

youworkforthem.com

monrovia.com


2. Alamanda Amarela (Allamanda cathartica)

Essa trepadeira é robusta e desenvolve longos galhos. Possui folhagem densa, brilhante, flores amarelas e é bem resistente ao vento. É ótima porque pode florescer o ano inteiro.


tropicalcoast.net

flower-db.com


3. Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis)

Essa trepadeira possui crescimento rápido e é ótima para cobrir pergolados, pois suas flores são longas e pendentes. Floresce quase o ano inteiro, cachos de flores amarelas e vinho. Indicado pleno sol, mas se adapta à meia-sombra.


alohatropicals.com

exoticplantsonline.co.uk


4. Falsa Vinha (Parthenocissus tricuspidata)

Nativa do Japão e da China é uma trepadeira lenhosa e bem aderente, possui folhas de vários tamanhos e na cor verde brilhante. Em regiões de climas mais amenos ou temperados no outono suas folhas ficam alaranjadas. Indicado sol pleno.


iscapeit.com

jparkers.co.uk

5. Unha-de-gato (Ficus pumila)

Essa trepadeira é muito comum no Brasil, lenhosa, aderente, com folhas pequenas e densa forração. Precisa de podas frequentes. Indicado sol pleno.



6. Cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta)

Trepadeira perfeita para cobrir pergolados, cercas, treliças e muros. Suas flores são pequenas, compridas e laranjas. Floresce no inverno. Indicado sol pleno.




7. Jasmim-estrela (Trachelospermum jasminoides)

Trepadeira bem ramificada, delicada, e com folhagem brilhante. Floresce na primavera com cachos de flores pequenas, brancas e em formato de estrela. São muito perfumadas. É indicado sol pleno mas pode ser cultivada a meia-sombra.

countryliving.com


8. Lágrima de Cristo (Clerodendrum thomsonae)

É uma trepadeira de folhas verdes escuras, com ramos longos e finos, suas flores são brancas com as extremidades vermelhas. Floresce na primavera e no verão. Cultivada a pleno sol.


9. Trepadeira-jade (Strongylodon macrobotrys)

Trepadeira belíssima! Perfeita para cobrir pergolados altos, pois suas flores em cachos são bem compridas. Tem crescimento rápido. Floresce na primavera e verão com flores verde-jade. Indicada para sol pleno, mas se adapta a meia-sombra.

Simply Home Tips

EncinoMan - Flickr


10. Clerodendro-trepadeira (Clerodendron splendens)

Trepadeira de ramos longos, compactos, finos e frágeis. Os buquês de flores se formam na ponta dos galhos na cor vermelho. Floresce no inverno. Indicada para sol pleno e meia-sombra.

htbg.com

bottom of page