top of page

Jardineira de Suculentas - Passo a Passo Completo

Atualizado: 13 de mai. de 2021


Quem me acompanha no Instagram sabe que adoro fazer jardineiras com suculentas! A variedade de texturas e formas das suculentas é enorme! E quando as colocamos juntas ficam ainda mais lindas!


Para essa jardineira usei espécies muito comuns, aqui em São Paulo são as mais fáceis de encontrar.


Vamos ao passo a passo pra vocês fazerem em casa:


1. Jardineira de Cimento

Eu não impermeabilizei por dentro porque a minha fica em uma área externa e quando chove fica bem molhada, então sem impermeabilizar a terra secará mais rápido.

Importante a jardineira ter furo embaixo para drenar a água.


2. Camada de Drenagem

Usei argila expandida para fazer uma camada ao fundo, ou podemos usar pedaços quebrados de telhas de cerâmica ou cascalho. Gosto da argila expandida porque é um material mais leve.


Em jardineiras de suculentas não uso a manta de bidim porque ela mantém a umidade por mais tempo, para as suculentas é melhor a terra secar com facilidade, principalmente se a jardineira ficar na chuva.


3. Para plantar

Um substrato pronto para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pínus moída. Ou poderíamos usar um substrato para suculentas. Mas o para vasos de plantas ornamentais funciona muito bem para as suculentas.



Não misturei muita areia ao substrato porque a jardineira de cimento como já é bem porosa seca mais rápido.

Se a sua região for muito úmida você pode misturar um pouco de areia ao substrato para ele secar mais rápido.







4. Suculentas

Foram usadas espécies que precisam de 4 a 6 horas de sol diárias. Para um efeito mais interessante use diferentes cores e texturas.


Sedum adolphii, Graptopetalum paraguayense, Graptosedum ‘Francesco Baldi’, Alworthia ‘Black Gem’, Aloe juvenna, Crassula perforata, Graptoveria fantome, Graptosedum "Bronze" e Stapelia Variegada.



5. Cuidados

Regue até escorrer um pouco de água pelo fundo e só regue novamente quando a terra já estiver seca.

 
bottom of page