Como Fazer as Suculentas e Cactos Florirem


Crédito foto: Unsplash - Pedro de Ibarlucea

A Primavera chegou e as espécies de suculentas e cactos voltam a crescer, pois no inverno a maioria fica em estado de dormência, ou seja, não crescem ou crescem muito lentamente.


É bem verdade que algumas espécies como as Echeverias 'Green Light' e a Sedeveria 'Harry Butterfield' florescem no inverno. Mas com o calor da primavera e do verão temos muito mais espécies que florescem. E podemos dar uma ajudinha para florescerem:


1. Sol

Para as suculentas e cactos florirem é essencial que recebam algumas horas diárias de sol. Sem o sol dificilmente florescem. Algumas espécies como as Echeverias precisam de pelo menos 4 a 6 horas diárias de sol.




2. Substrato de qualidade

As suculentas e cactos como são nativas de locais áridos e semi-áridos estão acostumadas com um solo pobre arenoso, e não são muito exigentes quanto ao solo. Porém quando plantadas em vasos podemos ajudá-las com um substrato rico em nutrientes para florirem. Indico sempre um substrato de textura leve para favorecer a drenagem da água e a base de turfa e casca de pínus moída. Hoje também existem os próprios para suculentas e cactos.


Crédito foto: Unsplash - Stephanie Harvey


3. Fertilização

Na metade da primavera podemos fazer uma fertilização nos vasos de suculentas e cactos, e duas vezes no verão. No outono e inverno não é indicado (a não ser para as espécies que tenham essas estações como período de crescimento), mas para a grande maioria as estações indicadas são na primavera e verão. Indico um fertilizante para suculentas ou cactos, e também podemos usar um NPK 10-10-10 bem diluído em água. Se o substrato é novo, ou seja, foi trocado a menos de 1 ano não há necessidade de fertilizar os vasos. As suculentas e cactos não requerem fertilizações quinzenais ou mensais.


Crédito: Unsplash - Stephanie Harvey

Crédito foto: Pexels - Largo Polacsek


Crédito foto: Pexels - Quang Nguyen

Curso Definitivo de Terrários Abertos e Terrários Fechados | Online 2020

JUNTE-SE A NÓS

TERRÁRIOS & SUCULENTAS

COTIA - SP - BRASIL

CNPJ: 29.060.262/0001-23

aliceterrarios@gmail.com

​© COPYRIGHT TERRÁRIOS E SUCULENTAS 2016-2020