A Primavera chegou e as espécies de suculentas e cactos voltam a crescer, pois no inverno a maioria fica em estado de dormência, ou seja, não crescem ou crescem muito lentamente.
É bem verdade que algumas espécies como as Echeverias 'Green Light' e a Sedeveria 'Harry Butterfield' florescem no inverno. Mas com o calor da primavera e do verão temos muito mais espécies que florescem. E podemos dar uma ajudinha para florescerem:
1. Sol
Para as suculentas e cactos florirem é essencial que recebam algumas horas diárias de sol. Sem o sol dificilmente florescem. Algumas espécies como as Echeverias precisam de pelo menos 4 a 6 horas diárias de sol.
2. Substrato de qualidade
As suculentas e cactos como são nativas de locais áridos e semi-áridos estão acostumadas com um solo pobre arenoso, e não são muito exigentes quanto ao solo. Porém quando plantadas em vasos podemos ajudá-las com um substrato rico em nutrientes para florirem. Indico sempre um substrato de textura leve para favorecer a drenagem da água e a base de turfa e casca de pínus moída. Hoje também existem os próprios para suculentas e cactos.
Crédito foto: Unsplash - Stephanie Harvey
3. Fertilização
Na metade da primavera podemos fazer uma fertilização nos vasos de suculentas e cactos, e duas vezes no verão. No outono e inverno não é indicado (a não ser para as espécies que tenham essas estações como período de crescimento), mas para a grande maioria as estações indicadas são na primavera e verão. Indico um fertilizante para suculentas ou cactos, e também podemos usar um NPK 10-10-10 bem diluído em água. Se o substrato é novo, ou seja, foi trocado a menos de 1 ano não há necessidade de fertilizar os vasos. As suculentas e cactos não requerem fertilizações quinzenais ou mensais.
コメント