top of page

5 Dicas que você precisa saber sobre Suculentas


As suculentas são as queridinhas dos novos jardineiros. Mas muita gente tem dificuldade no começo porque não as conhece muito bem. Elas são fáceis de cuidar mas possuem algumas particularidades. Seguindo essas dicas sua coleção ficará linda!


1. Suculentas Coloridas - Precisam de Sol

Suculentas coloridas como roxas, alaranjadas, rosadas ou verde bem clarinhas precisam de pelo menos 4 a 6 horas diárias de sol. Se elas não receberem a quantidade ideal de sol e luminosidade natural vão estiolar (perder o formato natural), começam a crescer como se estivessem se espichando (e estão mesmo em direção à luz) e com as folhas muito separadas. Algumas echeverias perdem totalmente o viço sem sol. Para crescerem gordinhas e felizes, sol!


2. Adaptação ao Sol

Já sabemos que as suculentas precisam de sol, mas quando compramos não sabemos há quanto tempo elas estão dentro de uma loja (podem ter desacostumado do sol), então o ideal é fazer uma adaptação aos poucos, comecem com o sol da manhã ou final da tarde que é mais ameno e aumentem essa exposição aos poucos antes de expôr ao sol intenso.


3. Suculentas para Ambientes Internos

Se você mora em apartamento e sem a incidência de sol direto não se preocupe! Existem suculentas pra você! Escolha as suculentas de cor verde escuro e de aspecto mais rígido (as folhas são mais durinhas), no geral as Haworthias. Os mini cactos também são ótimas opções.

Haworthia fasciata

Terrário Aberto com Haworthias e Mini Cactos


4. Não existe regras para a frequência das regas

Tenham em mente que não existe uma regra para a frequência das regas, como 1 vez por semana ou 1 vez a cada 10 dias... A frequência vai depender do tipo de recipiente e da umidade do ambiente da sua cidade. A dica principal é: só regue a sua suculenta quando a terra do vaso já estiver totalmente seca. Elas precisam de um intervalo entre as regas.

Se for um vaso com furo ao fundo você pode regar até escorrer um pouco de água pelo fundo e a próxima rega será quando a terra já estiver seca até ao fundo.

Secou a terra pode regar de novo.


5. As suculentas são muito fáceis de fazer mudas!

Essas plantinhas são muito fáceis de se multiplicarem, por folhas, estacas, ou um pedacinho de caule que ficou com raízes. No vídeo abaixo eu mostro como fazer mudinhas!


Espero que tenham gostado das dicas!


*Fotos: Terrários & Suculentas

bottom of page