• Alice

Como fazer mudinhas em casa


Passo a passo e Vídeo no Youtube - Propagação de suculentas e cactos

Recebo muitas perguntas no Instagram de como fazer mudinhas das suculentas! Essas plantinhas se propagam com muita facilidade, e existem muitos modos para fazer as mudinhas, eu vou passar o jeito que sempre faço. Confira o passo a passo e ao final desse post tem o vídeo completo.

1º Passo - A partir de folhas saudáveis que se soltaram do caule. (Sabe aquelas folhinhas que às vezes caem?)

- A partir de uma suculenta que tenha crescido muito para alcançar a luz. E assim suas folhas ficaram muito espaçadas, esse processo se chama estiolamento. Então podemos cortar a roseta e retirar as folhas saudáveis da parte debaixo do caule com cuidado.

2º Passo

FOLHAS - Coloca-las em um prato limpo (não é necessário terra por enquanto) ou em uma caixa de ovos (pra quem tem pouco espaço). Em um local seco e com bastante luz natural (não deixar exposto ao sol). Nessa fase não é necessário regar as folhas porque a mudinha se nutrirá da folha mãe. Em mais ou menos três a quatro semanas as folhinhas brotarão.

ROSETA - Depois de cortar a roseta aguardar de dois a três dias até formar um calo na ponta do caule, você vai perceber que vai cicatrizar onde o caule foi cortado.

Depois dessa cicatrização vocês podem plantar em um vasinho e as raízes crescerão naturalmente. Podem regar normalmente após plantarem.

(Se não esperarem esse processo de cicatrização correm o risco da suculenta absorver muita água de uma vez, e ela pode apodrecer ou até mesmo pegar algum fungo).

3º Passo

- Quando as folhas germinarem e estiverem com muitas raízes, já podem ser plantadas. Para as mudinhas, gosto de usar uma misturinha com o substrato. Para fazer os terrários uso somente o substrato pronto para flores e folhagens, mas como nas mudinhas as raízes ainda são frágeis prefiro misturar areia de construção (lavada) com substrato para o solo ficar mais aerado e facilitar o crescimento das raízes e a drenagem.

Receita para o solo

- Perlite: Uma parte (para reter a umidade)

- Areia: Duas partes

- Substrato: Três partes

Obs.: Se você não tiver perlite, peneire a areia para separar as pedrinhas mais grossas, assim você pode fazer a proporção para a receita.