top of page

13 Tipos de Orquídeas para Ter em Casa


As orquídeas são um dos maiores grupos de plantas com flores do mundo! A família inclui mais de 25.000 espécies! Adoro ter orquídeas em casa porque florescem com facilidade e algumas espécies passam meses floridas.


As Phalaenopsis são conhecidas pela durabilidade das flores e são ótimas para iniciantes, existem ainda algumas espécies de orquídeas que são tão perfumadas que atraem polinizadores para o jardim e são fáceis de cultivar.


Separei alguns tipos que se adaptam bem em ambientes internos e outras para o jardim:


1. Phalaenopsis

Um dos gêneros mais comuns das orquídeas, as Phalaenopsis, também conhecidas como orquídeas-borboletas, são ideais para iniciantes. As Phalaenopsis preferem iluminação filtrada (nada de sol intenso) e umidade moderada. Floresce todos os anos. Quando cessarem as flores é interessante podar a haste floral seca e colocar a orquídea onde receba bastante luz (sem sol intenso) para voltarem a florir.


Terrários & Suculentas

Gardenista.com

2. Cattleya

As Cattleyas são muito populares e possuem uma grande variedade de cores, muitas possuem cores contrastantes. Apreciam climas quentes e luminosidade alta (mas sem sol intenso).

cattleya.wikidot.com


3. Cymbidium

Algumas cymbidium possuem flores menores se comparadas à outras espécies, mas em compensação podem produzir até 30 flores por cacho. As flores podem ser verdes, amarelas, rosas, brancas, com belas manchas. Indicado luz solar filtrada e evitar sol intenso.













4. Vanda

Esse gênero possui cerca de 80 espécies, e as Vandas são conhecidas pela infinidade de cores e perfumes. Elas são vistas frequentemente crescendo em cestos com as raízes expostas ou até mesmo somente penduradas por um gancho. Podem florescer até 2 vezes por ano mas precisam de alta luminosidade (sem sol intenso) e alta umidade.

gardeningknowhow.com


5. Encyclia

As encyclias são conhecidas por sua forma de polvo e pela capacidade de florescerem por meses consecutivos. Suas flores não são perfumadas e florescem melhor quando plantadas várias juntas como na natureza.


Crédito da foto:

orchidsmadeeasy.com








6. Oncidium

As oncidiums conhecidas como chuva-de-ouro, possuem mais de 300 espécies no seu gênero, possuem pequenas flores dispostas em uma ramificação como um chuveiro. Aprecia luz filtrada (evitar sol intenso e pleno). Com bastante luminosidade pode florescer várias vezes durante o ano.

Terrários & Suculentas


7. Epidendrum

Com mais de 1.000 espécies e híbridas as Epidendrum são um dos tipos mais comuns de orquídeas. Suas flores são pequenas se comparadas com outras orquídeas e florescem em cachos. Precisam de bastante luminosidade natural por isso são ideais para áreas externas. Evite sol pleno.


lookingafterorchids.com





cattleya.wikidot.com


8. Paphiopedilum

Conhecida popularmente como "Sapatinho" é uma orquídea de fácil cultivo e ótima para iniciantes, suas pétalas possuem uma grande variedade de cores com manchas e listras. São orquídeas terrestres, ou seja, vivem no solo.


Crédito foto:

orchidsinbloom-ron.blogspot.com












9. Dendrobium

Existem até 1.800 espécies das orquídeas Dendrobium. Essas orquídeas preferem vasos pequenos e suas flores normalmente são pesadas por isso precisam de um apoio para a haste. Requerem temperaturas mais baixas do que a maioria das orquídeas e menos umidade também.

Dendrobium serenataflowers.com


10. Maxillaria

São comuns em áreas tropicais, as Maxillarias gostam de bastante luminosidade natural e regas abundantes no verão. Evite o sol pleno. Existem mais de 300 espécies desse tipo de orquídea e são muito conhecidas pelo seu perfume de baunilha e coco, florescem no início da primavera.


Crédito foto:

lookingafterorchids.com



11. Lycaste

Algumas espécies desse tipo de orquídea possuem um perfume com aroma de limão e canela. É comum na época de dormência essas orquídeas perderem as folhas. Suas flores costumam ser brancas, amarelas e vermelhas. Florescem do final do inverno até o início da primavera.

Lycaste Royal Flush Orchid


12. Ludisia

Também conhecidas como orquídeas-joias, as orquídeas Ludisia formam um gênero raro com apenas uma espécie. Possuem folhas verde-escuras e pequenas flores brancas. Floresce no outono e no inverno. São ótimas orquídeas para ambientes internos.


Crédito foto:

logees.com




13. Vanilla

Essas orquídeas precisam de bastante espaço vertical para crescerem, pois crescem como trepadeiras de até 10m de comprimento, produz frutos (baunilhas) no formato de vagem. Suas flores são amareladas.

Hortus Botanicus

 
bottom of page