13 Tipos de Orquídeas para Ter em Casa


As orquídeas são um dos maiores grupos de plantas com flores do mundo! A família inclui mais de 25.000 espécies! Adoro ter orquídeas em casa porque florescem com facilidade e algumas espécies passam meses floridas.


As Phalaenopsis são conhecidas pela durabilidade das flores e são ótimas para iniciantes, existem ainda algumas espécies de orquídeas que são tão perfumadas que atraem polinizadores para o jardim e são fáceis de cultivar.


Separei alguns tipos que se adaptam bem em ambientes internos e outras para o jardim:


1. Phalaenopsis

Um dos gêneros mais comuns das orquídeas, as Phalaenopsis, também conhecidas como orquídeas-borboletas, são ideais para iniciantes. As Phalaenopsis preferem iluminação filtrada (nada de sol intenso) e umidade moderada. Floresce todos os anos. Quando cessarem as flores é interessante podar a haste floral seca e colocar a orquídea onde receba bastante luz (sem sol intenso) para voltarem a florir.


Terrários & Suculentas

Gardenista.com

2. Cattleya

As Cattleyas são muito populares e possuem uma grande variedade de cores, muitas possuem cores contrastantes. Apreciam climas quentes e luminosidade alta (mas sem sol intenso).

cattleya.wikidot.com


3. Cymbidium

Algumas cymbidium possuem flores menores se comparadas à outras espécies, mas em compensação podem produzir até 30 flores por cacho. As flores podem ser verdes, amarelas, rosas, brancas, com belas manchas. Indicado luz solar filtrada e evitar sol intenso.













4. Vanda

Esse gênero possui cerca de 80 espécies, e as Vandas são conhecidas pela infinidade de cores e perfumes. Elas são vistas frequentemente crescendo em cestos com as raízes expostas ou até mesmo somente penduradas por um gancho. Podem florescer até 2 vezes por ano mas precisam de alta luminosidade (sem sol intenso) e alta umidade.

gardeningknowhow.com


5. Encyclia

As encyclias são conhecidas por sua forma de polvo e pela capacidade de florescerem por meses consecutivos. Suas flores não são perfumadas e florescem melhor quando plantadas várias juntas como na natureza.


Crédito da foto:

orchidsmadeeasy.com








6. Oncidium

As oncidiums conhecidas como chuva-de-ouro, possuem mais de 300 espécies no seu gênero, possuem pequenas flores dispostas em uma ramificação como um chuveiro. Aprecia luz filtrada (evitar sol intenso e pleno). Com bastante luminosidade pode florescer várias vezes durante o ano.

Terrários & Suculentas


7. Epidendrum

Com mais de 1.000 espécies e híbridas as Epidendrum são um do