top of page

Solo para as suculentas


Qual o solo mais indicado para as suculentas?

Existem vários tipos de solo para plantarmos essas lindinhas. Eu uso um substrato pronto para flores e folhagens ou substrato para plantas ornamentais, que têm como composição turfa e casca de pínus moída. Gosto desse substrato porque ele já possui vários nutrientes necessários para as plantas. Assim as suculentas crescem saudáveis. É facilmente encontrado em lojas de jardinagem e petshops grandes, existem desde as embalagens tradicionais de 20kg até as de 5kg. Se você tiver poucos vasos super compensa comprar essa pequena de 5kg.

Não é bom deixar água acumulada no vaso, porque pode causar o apodrecimento das raízes e atrair pragas, então para melhorar a drenagem do solo é comum se misturar areia de construção (lavada) com o substrato para melhorar a drenagem.

Para as mudinhas eu costumo fazer essa misturinha de areia + substrato, porque eu acho que facilita o crescimento das raízes, o solo fica mais aerado. Você pode fazer "a olho" a mistura de substrato com um pouco de areia ou usar essa receitinha que não tem erro:

- Perlite: Uma parte (para reter a umidade)

- Areia: Duas partes

- Substrato: Três partes

Obs.: Se você não tiver perlite, peneire a areia para separar as pedrinhas mais grossas, assim você pode fazer a proporção para a receita.

Nos terrários abertos eu planto as suculentas e os cactos somente com o substrato, porque como o vidro/recipiente não tem furo embaixo faço a rega com cautela (sem exageros, para não acumular água), então não vejo a necessidade da areia para melhorar a drenagem. Mas se você ficar com medo de às vezes regar em excesso então faça a mistura com areia.

Nas suculentas que tenho plantadas em vasos grandes no jardim ou mesmo em canteiros também planto com substrato para flores e folhagens misturado com areia. Não se esqueçam de sempre fazer a primeira camada do vaso ou do canteiro para drenagem, com argila expandida, ou cascalho, ou mesmo telhas de cerâmica quebradas (pedaços pequenos). A camada de drenagem é importante para qualquer excesso de água ficar lá ate secar.

Esse vaso já tem mais de 5 anos e elas continuam se propagando com facilidade, como o solo é rico crescem super bem.

E não se esqueçam de seguir aquela regrinha de só regar novamente quando o solo estiver seco. Assim evitamos que as raízes apodreçam por excesso de água.

Eu compartilho com vocês as minhas experiências. Por isso não é uma lei (que tenha que ser só assim), tem gente que planta em outros tipos de solo (terra preta, terra com húmus...). Mas comigo tem funcionado o substrato ou com areia + substrato.

Me escrevam qualquer dúvida. :)

*Fotos - Terrários & Suculentas

bottom of page