top of page

Plantas para ambientes internos


As marantas por suas cores vivas e alegres são perfeitas para decorar, e se adaptam perfeitamente em ambientes internos, pois apreciam meia sombra e sombra. O sol em excesso pode queimar e amarelar as extremidades das folhas, as margens ficam totalmente ressecadas.

É indicado um solo rico em matéria orgânica e úmido. A maioria não possui raízes muito profundas então podem ser plantadas em vasos rasos. No verão (época do crescimento) exigem regas bem frequentes, e no inverno podemos reduzir um pouco a frequência mas sem deixar o substrato secar totalmente, o ideal é deixar secar apenas a superfície. E sempre fazer uma camada de drenagem ao fundo no caso de vasos e canteiros mais fundos.

Essas plantas possuem um sistema de células que se deslocam para que as folhas recebam o máximo de luminosidade. É muito curioso! Durante o dia as folhas ficam quase que na horizontal, e a medida que a luminosidade do dia diminuí as folhas se recolhem, ficam quase totalmente na vertical.

Calathea ornata

Pertence a família Marantaceae e é nativa da região Amazônica, é uma planta perene que pode atingir até 1,5m. Possui belas folhas listradas de rosa quando novas.

* Meia sombra

* Alta umidade

* Multiplicação por meio de divisão de touceiras

*Nome popular: Maranta ornata

Calathea lancifolia

Possuí folhas marcadas com machas grandes alternadas com manchas pequenas, em tons de verde. Também pertence à família Marantaceae, nativa do Brasil. Planta perene que pode atingir até 40cm de altura.

* Meia sombra clara

* Alta umidade

* Multiplicação por meio de divisão de touceiras

*Nome popular: Maranta cascavel

Stromanthe thalia

Suas folhas possuem tons de rosa, verde e creme. O lado inferior das folhas é cor de rosa bem vivo!

Evitem o sol! Apreciam a luminosidade mas não exposição direta. Porque as pontas das folhas ressecam com o sol intenso. Nativa das florestas tropicais brasileiras. Família Marantaceae.

* Meia sombra

* Alta umidade

* Multiplicação por meio de divisão de touceiras

*Nome popular: Calathea triostar

*Fotos: Terrários & Suculentas

bottom of page