top of page

Arranjo de suculentas


Vamos montar um arranjo lindão de suculentas?

Vou deixar ao final do post o link para o vídeo onde ensino a fazer esse arranjo. :-)

Primeira coisa é escolher um recipiente, eu escolhi esse com pezinho porque achei que ia dar destaque no arranjo. Esse cachepot é de cimento.

Como o cachepot não tem furo embaixo eu fiz uma boa camada de pedrinhas ao fundo para o excesso de água não ficar em contato com a terra até secar.

Etapas:

1. Cascalho ou pedrinhas - Para a drenagem (o excesso da água ficará nas pedrinhas até secar)

2. Argila expandida - Também para a drenagem, se preferirem em vez de usar pedrinhas façam só com a argila expandida, como ela é leve é uma ótima escolha para quando precisarem movimentar o vaso.

3. Substrato para flores e folhagens (ou para plantas ornamentais) para o plantio. Podemos misturar o substrato com areia para melhorar a drenagem (assim o substrato vai secar mais rápido).

4. Suculentas!

Quando vocês forem escolher as plantas é importante considerar a luminosidade do local onde o vaso ficará. Como o meu vai receber o sol da manhã escolhi algumas da família das Echeverias. Essas precisam de algumas horas de sol e muuuuita luz natural.

Para a parte ao fundo do arranjo sempre gosto de colocar uma planta mais alta. Por isso escolhi a Rhipsalis cereuscula.


Uma Aloe aristata para acrescentar mais uma textura e outro tom de verde. Essa suculenta é super resistente, é uma das minhas preferidas.

Ela também é indicada para ambientes internos.

5. Pedras e pedriscos brancos para decorar. Vocês podem usar a cor que preferirem, eu gosto da branca para fazer um contraste com os tons de verde do arranjo. As pedrinhas são de aquário então não são tóxicas para as plantinhas. Podem usar pedriscos para jardinagem também.

Não deixem de assistir ao vídeo, porque nele explico muitos detalhes, o post foi só um resumo.

Espero que façam muitos arranjos lindos na casa de vocês!

Sigam o canal no YouTube para sempre acompanharem as novidades! :-)

Fotos e vídeo: Terrários & Suculentas

1 comentário
bottom of page