Como regar as suculentas

June 6, 2018

 

Esse é o assunto que mais gera dúvidas sobre as suculentas

 

 

Vou passar um pouco da minha experiência pra vocês, mas precisa ficar claro que não existe uma regra rígida.

 

Precisamos considerar fatores como, umidade do ambiente, tipo de recipiente (vaso) onde ela está plantada e diferentes tipos de espécies.

 

Dica mais importante: Só regue a sua suculenta novamente quando a terra já estiver totalmente seca.

 

A frequência indicada para as suas plantinhas você terá que descobrir por observação, porque depende muito da umidade do ambiente, se você mora em uma cidade úmida ou seca, se estamos no verão ou inverno. Sempre faça o teste com o seu dedo, coloque na terra para verificar se está seca, e você pode usar um palito de churrasco para ter certeza se o meio do vasinho também está seco.

 

Suculentas em áreas externas, como jardins, tendem a precisar de uma frequência maior de regas do que as que estão em ambientes internos. Porque nas áreas externas a circulação do ar é maior e muitas recebem sol, então a terra tende a secar mais rápido.

 

 

Os materiais dos vasos também influenciam as regas, em vasos de cerâmica ou barro, as regas precisam ser mais frequentes, porque a evaporação da água é mais rápida pela cerâmica, o que não quer dizer que seja ruim, eu particularmente AMO os de cerâmica, mas exigem um pouco mais de atenção porque as regas serão mais frequentes.

 

Nos vasos de plástico ou vidro a evaporação é menor, por isso a frequência é menor.

 

Se o vaso tiver um furo embaixo você pode regar as suculentas até escorrer um pouco de água pelo furo (mas não precisa escorrer demais, escorreu parou). E lembre-se de verificar antes da próxima rega se o substrato está totalmente seco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vasos e terrários sem o furo embaixo precisam de mais cautela, porque não queremos que fique com muita água acumulada, o que pode causar o apodrecimento das raízes. Então aconselho usar uma seringa descartável para fazer a rega, assim você terá mais controle da quantidade que está colocando.

 

À medida que forem adquirindo mais espécies irão perceber que algumas precisam de mais água do que as outras. Um exemplo é a, Aloe Aristata, que gosta de uma quantidade maior do que a Rosa-de-pedra.

 

 

 

 

 

 

Aloe aristata:

 

 

 

Por isso é importante observar as plantinhas:

 

Folhas enrugadas e murchas indicam falta de água: desidratação.

Folhas na base moles, translúcidas e com aspecto gelatinoso indicam excesso de água.

 

 

As suculentas não gostam que os vasos sejam mantidos sempre úmidos, por isso esperamos secar a terra antes da próxima rega. Uma das principais causas para suculentas que ficam dentro de casa morrerem é água em excesso. Lembrem-se que quanto mais fortes as raízes maior a capacidade delas absorverem água e armazenarem.

 

Também é indicado regar as suculentas perto da base da planta (solo) para as raízes absorverem a água, muitas espécies possuem tipo uma cera nas folhas então não absorvem água pelas folhas. Como são plantas de origem árida e desertos essa característica evita que elas percam água muito rápido pelas folhas. Por isso não adianta só molhar as folhas, o importante é ter certeza que a água alcançou as raízes. O acúmulo de água por cima das folhas também pode atrair fungos em suculentas que estão em ambientes internos. Para as de jardim não tem problema se molharmos as folhas porque elas secam rápido. Mas suculentas que estão em ambientes internos tentem regar diretamente perto da base da planta, no solo. 

Prefiro usar uma seringa descartável, ou um regador pequeno. Evito os borrifadores porque eles fazem uma nuvem de água que pode molhar as folhas e nem sempre a água alcança as raízes.

 

Espero que tenham gostado das dicas e qualquer dúvida me escrevam. :-)

 

* Fotos - Terrários & Suculentas

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MAPA DO SITE

REDES SOCIAIS

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza

TERRÁRIOS & SUCULENTAS

COTIA - SP - BRASIL

CNPJ: 29.060.262/0001-23

aliceterrarios@gmail.com

JUNTE-SE A NÓS

​© COPYRIGHT TERRÁRIOS E SUCULENTAS 2016-2018

DESENVOLVIDO POR: THT DESIGN